
Tempo de leitura: 3 minutos
Cada tipo de prótese pode ser fixada aos ossos do fêmur e do quadril de uma maneira. As próteses que são fixadas pelo cimento ósseo (o poli-metil-metacrilato) geralmente são lisas. Existem ainda próteses porosas, que são incorporadas ao osso após a raspagem da cartilagem doente, neste caso, a formação de tecido ósseo ao redor da peça acaba por fixá-la. Também é possível prender as próteses nos ossos por meio de parafusos como complementação de fixação.
Para que servem as próteses de quadril?
Existem diferentes modelos de próteses, feitos de diversos materiais e a recomendação para a utilização de cada tipo depende da doença tratada. Mas, basicamente, as próteses de quadril são de dois tipos:
- Prótese total — substitui a cabeça do fêmur e a bacia;
- Prótese parcial — apenas a cabeça do fêmur é substituída.
Prótese parcial de quadril
A prótese parcial de quadril é formada por um componente femoral, que possui uma cabeça de metal e uma cabeça um pouco maior, móvel. Esta parte fica em contato direto com a bacia e é este encaixe que devolve a mobilidade ao paciente.
Prótese total de quadril
Nas próteses totais tanto o fêmur quanto seu encaixe na bacia são substituídos, ou seja, além do componente femoral, a bacia também recebe um elemento metálico. Esse tipo de prótese pode ser subdividido em próteses cimentadas e não cimentadas.
Prótese total cimentada
Os modelos cimentados têm aspecto liso, por isso, durante o procedimento cirúrgico, uma mistura química — o poli-metil-metacrilato, ou cimento ósseo — é colocada dentro do osso para fixar as partes da prótese.
Prótese total não cimentada
A prótese não cimentada é a mais utilizada na atualidade, pois a cirurgia com este modelo é mais simples e tem apresentado bons resultados. Como possui uma textura áspera e porosa, ela trava ao ser encaixada dentro do osso, que cresce ao redor da prótese. O componente do quadril pode ser fixado por meio de parafusos, aumentando a estabilidade até o crescimento ósseo ao longo do material da prótese.
Próteses de revisão
Quando o paciente já possui prótese de quadril e ela sofre algum problema, soltando-se ou quebrando, pode ser necessário fazer uma cirurgia de revisão. Neste caso, o tipo de prótese utilizado costuma ser maior para se fixar ao osso mesmo que parte dele tenha sido danificada.
🥶 No frio acontece a contração muscular com o objetivo de gerar calor e manter a temperatura do organismo. ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Essa contração, comprime os ossos e causa impacto nas áreas doentes, especialmente nas articulações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já no caso de quem possui placas, pinos e parafusos a dor é causada pela falta de elasticidade na região da cicatriz da cirurgia — que não possui a mesma elasticidade do restante da pele e, por isso, não se estende o suficiente durante a contratura.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(Dr. Murilo Almeida – Ortopedia e Traumatologia | CRM-GO 13617; RQE 9308)⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#frio #contracaomuscular #calor #impactos #ortopedia #traumatologia #quadril #joelho #ortopediagoiania #medicinaesportiva #drmuriloalmeida 👉 Cada tipo de prótese pode ser fixada aos ossos do fêmur e do quadril de uma maneira. 📌 As próteses lisas, geralmente, são presas por meio de cimento ósseo (o poli-metil-metacrilato). ⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🤔 Existem ainda próteses porosas, que são incorporadas ao osso após a raspagem da cartilagem doente, neste caso, a formação de tecido ósseo ao redor da peça acaba por fixá-la. 🔩 Também é possível prender as próteses nos ossos por meio de parafusos, aumentando a estabilidade do implante.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡ Leia a matéria completa.⠀
(Link na bio.)⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(Dr. Murilo Almeida – Ortopedia e Traumatologia | CRM-GO 13617; RQE 9308)⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#protesedequadril #tiposdeprotese #funcionamento #femur #implante #cimentoosseo #quadril #ortopedia #traumatologia #drmuriloalmeida