Dor e perda de mobilidade: quarentena aumenta os riscos

Durante a quarentena, a frequência com que as pessoas praticam atividades físicas diminuiu. Além disso, o tempo que passamos parados e/ou na mesma posição cresceu. Estes fatores contribuem para o aumento das dores no corpo, especialmente nas articulações, como o quadril.

Para quem possui problemas degenerativos como a artrose, o problema pode ser ainda pior, pois, além do aumento da dor, há risco de perda da mobilidade. O alongamento e o fortalecimento são fundamentais nestes casos para auxiliar e manter a flexibilidade, a lubrificação e a amplitude de movimento da articulação.

Por que as dores podem aumentar?

Para além do sedentarismo — afinal não é possível sair de casa com a mesma frequência, e as academias e centros esportivos estão fechados —, com a quarentena, acabamos nos aventurando em atividades com as quais não estávamos habituados. Só para exemplificar, há quem aproveite o período para reformas, mudanças, grandes faxinas e ainda para começar um novo hobby.

O problema é que fazemos todas essas atividades sem qualquer preocupação com a intensidade, a postura, a carga e a correta execução dos movimentos, o que favorece o aparecimento de dores na coluna e nas articulações. Para quem está em home office, os perigos são a falta de atenção com a postura e a grande quantidade de tempo na mesma posição, o que pode causar também perda de força e flexibilidade pela falta de movimentação.

Cuidados para evitar a dor e a perda de mobilidade durante a quarentena

Existem exercícios simples de alongamento e ganho de força que podem ser executados com segurança em casa, como os demonstrados neste vídeo do meu canal. O cuidado é para, mais que prevenir a dor, ajudar a manter a qualidade de vida. Especialmente em casos de pacientes que já possuem doenças nas articulações, como osteonecrose e artrose, por exemplo.

Além dos exercícios, atente-se para:

  • Rotina de exercícios;
  • Postura durante o home office;
  • Controle do estresse e da ansiedade;
  • Controle do peso;
  • Rotina doméstica;
  • Sono em quantidade e qualidade suficientes.

Sobre o Dr. Murilo Almeida

O Dr. Murilo Almeida é ortopedista e traumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Atua como membro da equipe de Cirurgia do Quadril do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e da Clínica do Esporte. É preceptor da residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia e do treinamento médico avançado em Afecções e Cirurgia do Quadril do HC/Crer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: