Saiba quando realizar a cirurgia de prótese de quadril

A cirurgia de prótese de quadril é um dos procedimentos ortopédicos mais realizados ao redor do mundo, com mais de um milhão de cirurgias a cada ano. No Brasil, embora não existam dados exatos, estima-se que cerca de 15 mil próteses são implantadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) anualmente.

Trata-se de um procedimento que substitui a articulação do quadril doente por uma articulação artificial. Com isso, a articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril seguro e confortável para o paciente. Portanto, o objetivo desta cirurgia é aliviar o quadro doloroso provocado por uma degradação ou doença na articulação do quadril.

É importante destacar que, embora seja considerada uma cirurgia segura na maioria dos casos e apresente taxas de complicação relativamente baixas, este é um procedimento de grande porte e envolve riscos como qualquer outra cirurgia. No entanto, de forma geral, a operação de prótese de quadril apresenta um bom potencial para reduzir a dor, restaurar a mobilidade e melhorar a funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes.

Quando a cirurgia de prótese de quadril é indicada?

As articulações do corpo dependem da integridade dos componentes ósseos e dos tecidos moles para funcionar normalmente. Sendo assim, doenças que afetam essas estruturas, com o passar do tempo, podem provocar deformidade e dor. Portanto, a cirurgia de prótese de quadril é indicada nos casos em que a articulação do quadril se encontra danificada, causando dores intensas, redução dos movimentos e prejuízos funcionais no paciente, sem possibilidade de melhora com outros tratamentos.

Dito isso, é importante saber que não há restrições absolutas de idade ou peso para a cirurgia de prótese de quadril. As recomendações para o procedimento se baseiam nas dores e nas limitações de movimento do paciente. A maioria dos pacientes submetidos à cirurgia têm entre 50 e 80 anos de idade. Apesar disso, o procedimento tem sido realizado com sucesso em todas as faixas etárias, desde jovens adolescentes com artrite juvenil a pacientes idosos com artrite degenerativa.

Saiba quais são as doenças que podem acometer o quadril:

 

A prótese de quadril pode sofrer desgaste?

O quadril é uma articulação pela qual passam inúmeras cargas durante as atividades da vida diária. Uma vez realizada a cirurgia, a prótese passa a ficar exposta a essas cargas e atritos, assim como a articulação do quadril já sofria antes da cirurgia. Com isso, ao longo do tempo, a prótese tende a desgastar, independente do material de que é feita. No entanto, as próteses atuais possuem a capacidade de durar longos anos, mas alguns fatores interferem na sua durabilidade, como o sobrepeso.

Cirurgia de prótese de quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO).

1 Comentário. Deixe novo

  • Paulo Ferreira
    19/03/2022 07:52

    Dr Murilo parabéns pelo trabalho e informações importantes para esclarecimentos aos leigos e profissionais que de alguma forma contribuí para ajudar terceiros, gostaria de saber se estas próteses são feitas com materiais ferrosos, e o que o magnetismo impacta diretamente ao uso destas próteses caso tenham materiais de ferro.
    Vendo pulseiras magnéticas bioquântica e tenho preocupação se de alguma forma os ferrites de 800 gauss

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: