desgaste no quadril

Sintomas de desgaste no quadril: você sabe quais são?

Considerada a maior junta esférica do corpo humano, o quadril possui articulações que permitem movimentos diversos, como as rotações dos membros inferiores, além de suportar o peso do corpo. No entanto, apesar da sua resistência e durabilidade, a articulação do quadril não é indestrutível. Ao longo dos anos, com a idade do indivíduo e seu histórico de uso, pode acontecer o desgaste no quadril, com isso, podem surgir alguns sintomas desconfortáveis que interferem na qualidade de vida do paciente.

Desse modo, diversos fatores podem fazer com que os músculos e tendões do quadril fiquem sobrecarregados e, para reverter a situação, a artroplastia de quadril é uma das alternativas. Embora esteja associada a pacientes mais velhos, o procedimento pode mudar a vida de pessoas com qualquer idade, desde que estejam com o quadril desgastado. Abaixo, saiba quais são as principais causas desse desgaste e seus principais sintomas.

Quais são as causas de desgaste no quadril?

Os distúrbios do quadril geralmente são desencadeados após:

• Problemas de desenvolvimento;

• Lesões;

• Doenças crônicas;

• Infecções;

• Idade avançada;

• Obesidade;

• Prática de exercícios físicos em excesso e/ou incorretos.

Osteoartrite e artrite reumatoide estão entre as causas mais comuns de desgaste no quadril, especialmente em idosos. A bursite, por sua vez, também pode danificar a região, pois geralmente ocorre após atividades repetitivas que sobrecarregam ou irritam a articulação do quadril. Além disso, com a idade, as fraturas na região tendem a ser mais comuns, visto que os ossos podem se tornar enfraquecidos com o tempo e, com isso, têm mais probabilidade de quebrar durante uma queda.

Por isso, o indicado é atentar-se ao peso corporal, bem como praticar atividades físicas regularmente e com supervisão, de modo a evitar o desgaste e levar uma vida sem dores e desconfortos.

Quais são os simtomas de desgaste no quadril?

Por ser uma articulação constituída de ossos, cartilagens, ligamentos, músculos e um fluido lubrificante, os sintomas de um quadril desgastado ou danificado variam de acordo com a causa do distúrbio e a parte da articulação que está causando os problemas. Entre os principais sintomas estão:

• Dor no quadril ou na virilha;

• Movimento reduzido na região do quadril;

• Dores nas pernas, especialmente ao se apoiar;

• Sensação de travamento no corpo;

• Necessidade de “mancar” para caminhar;

• Incapacidade de realizar atividades como dirigir, tomar banho ou agachar sem dor;

• Dificuldade para permanecer em pé;

• Sensação de “areia” ao movimentar a articulação.

De modo geral, é importante estar atento e procurar ajuda médica quando a dor ou qualquer outro sintoma, como inchaço, vermelhidão ou calor ao redor da articulação, faz com que o paciente se torne incapaz de realizar atividades rotineiras. Neste caso, o acompanhamento médico é imprescindível, especialmente para diagnosticar o problema e esclarecer sobre os possíveis tratamentos, inclusive a artroplastia de quadril.

Tratamento para desgaste no quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Agende sua consulta em Goiânia.