Conheça agora os principais sinais e sintomas da Artrose de quadril

Conhecida também como osteoartrite ou osteoartrose, a artrose caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas que podem ocorrer nas articulações dos joelhos, coluna, quadril, mãos e dedos. 

Neste texto, vamos abordar, especificamente, a de quadril, região muito afetada pela deterioração exatamente por ser a responsável por sustentar boa parte do peso do corpo.

Possíveis causas e fatores de risco 

A idade é uma das principais causas de ocorrência dessa enfermidade, mas não é a única. A doença pode resultar ainda de patologias, como artrite reumatoide, necrose avascular da cabeça femoral, doença de Legg-Perthes, espondilite anquilosante e traumas na cabeça do fêmur. 

O fato de o envelhecimento não ser fator exclusivo faz com que os jovens também possam ter o problema. No entanto, os idosos ainda são maioria. Sabe-se também que as mulheres estão mais sujeitas a ter do que os homens.

Conheça os sintomas 

Especialista no assunto, o ortopedista Murilo Almeida, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, esclarece os principais sinais e sintomas da artrose de quadril:

1) Sentir dor constante e intensa na região 

“A dor é inevitável. Isso porque a perda de cartilagem leva os ossos a se tocarem e a cada movimento há um desgaste ainda maior. Inicialmente, o paciente pode sentir dor durante atividades mais intensas e impactantes, mas, à medida que o tempo passa, ocorre também em ações mais simples e que não cobram tanto esforço. Inclusive, há relatos de pessoas que sentem dor mesmo estando deitadas. Em geral, dificilmente, esse processo de avanço da doença é indolor.”, esclarece o médico.

2) Apresentar restrição de movimentos 

“A redução da mobilidade e a dificuldade de executar movimentos se tornam perceptíveis, inclusive, em tarefas simples e rotineiras, como cruzar as pernas, lavar os pés durante o banho, cortar as unhas dos dedos dos pés, amarrar os sapatos e pegar um objeto no chão”, afirma Murilo Almeida.  

3) Mancar ou claudicar durante caminhada 

De acordo com o ortopedista, quando há o desgaste da cartilagem, toda vez que a pessoa pisar e colocar o peso do corpo em cima da perna vai sentir dor. “Consequentemente, a musculatura se contrai e há perda de força nesta região. Por isso, a pessoa começará a mancar, sintoma muito frequente nos quadros de artrose.”, ressalta. 

Estágios e Tratamentos 

A escolha do tratamento ocorrerá a partir da identificação da causa e do estágio da doença. Entre as opções estão:

– Medicamentos;

– Fisioterapia e terapia ocupacional;

– Redução e controle de peso. 

Se você apresenta algum dos sinais e/ou sintomas citados neste texto, procure, o quanto antes, um especialista. “É importante ressaltar que a artrose de quadril não traz apenas comprometimentos físicos. As limitações provocadas pela doença podem levar ao isolamento social e até a quadros de depressão. O diagnóstico preciso e o início de um tratamento eficaz para aliviar a dor e promover a recuperação da mobilidade significam devolver a qualidade de vida ao paciente”, alerta o Dr. Murilo Almeida.

Tratamento de  Artrose de quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. É, ainda, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: