Impacto femoroacetabular: Uma condição que pode levar à artrose de quadril

A articulação do quadril une o fêmur aos ossos da bacia, permitindo os atos de sentar, caminhar, agachar, entre outros movimentos. Mas, para que isso seja possível, são necessárias estruturas como ossos, cartilagens, músculos e ligamentos. A deformação de algumas delas pode levar à dor no quadril e alguns problemas como, por exemplo, a síndrome do impacto femoroacetabular.

O impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril. Esse desgaste pode ser iniciado na infância ou adolescência, durante a fase de crescimento. Isso leva a um encaixe imperfeito da articulação, promovendo atritos e impactos, podendo causar danos irreversíveis.

A síndrome do impacto femoroacetabular pode gerar dor aguda ou gradual. Normalmente, o sintoma se intensifica durante a prática de atividades físicas ou ao passar um longo período em determinadas posições. A piora da dor também ocorre com os movimentos de flexão, adução e rotação do quadril.

O impacto femoroacetabular é uma das principais causas de artrose do quadril, caracterizado pelo desgaste da articulação. Os sintomas podem surgir em pessoas jovens e de meia idade.

 Existem três tipos de Impacto femoroacetabular

Existem três diferentes alterações da anatomia óssea que são caracterizados como impacto femoroacetabular:

  • Impacto tipo CAM ou Came: o impacto femoroacetabular causado por alterações no formato entre o colo e a cabeça do fêmur. Nesses casos, o paciente não consegue realizar movimentos suaves dentro da articulação. Além de causar dor, a cartilagem da periferia do acetábulo também pode ser lesionada, o que também pode levar a uma artrose do quadril. É mais comum nos homens.
  • Impacto tipo Pincer: acontece por conta do excesso de tecido ósseo na borda do acetábulo. Isso pode aprisionar a cartilagem da periferia do acetábulo, causando escoriações, formação de cistos e degeneração. Esse tipo é mais frequente entre as mulheres, podendo desencadear a artrose no quadril.
  • Impacto misto: esse tipo ocorre quando tanto o colo do fêmur quanto o acetábulo possuem irregularidades. É o tipo mais comum, representando cerca de 80% dos casos. Nesses casos o paciente sente dor também nas costas, na região sacral e na lombar, devido à descompensação nas articulações próximas ao quadril, e pode ouvir estalos durante determinados movimentos.

Como diagnosticar e tratar o Impacto femoroacetabular ?

O diagnóstico pode ser determinado através de exames de imagem que detectem as alterações ósseas presentes no colo do fêmur e acetábulo e também as possíveis lesões do labrum.

O médico especialista em quadril realiza exames físicos e faz um levantamento completo sobre os hábitos de vida e sintomas do paciente. Exames complementares de imagem, como Raio X, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, podem ser solicitados.

O tratamento para a síndrome do impacto femoroacetabular tem como foco resolver os sintomas de dor do paciente, além de realizar a prevenção da artrose do quadril. Para isso, o diagnóstico e a abordagem precisam ser individualizados, de acordo com as necessidades de cada pessoa.

O uso de medicamentos para alívio da dor e anti-inflamatórios pode ser administrado, além de mudanças quanto a hábitos de vida e redução temporária do volume de atividade física que possa sobrecarregar as estruturas do quadril.

Nos casos onde há lesões e deformidades estabelecidas, o paciente pode ser encaminhado para um tratamento cirúrgico. Existem técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, que permitem remodelar os ossos em atrito e tratar lesões focais da cartilagem. O resultado costuma ser a melhora dos movimentos e da dor no quadril.

Tratamento para Impacto femoroacetabular em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Com vasta experiência na área de cirurgia do quadril, Dr. Murilo Almeida atende em Goiânia (GO).

Agende seu horário através do  (62) 3432-3030 | 3239-0101 | 99626-1213 (WhatsApp).

2 Comentários. Deixe novo

  • Alelma Queiroz de Lima
    19/02/2023 21:57

    Boa noite! Tenho esses sintomas e até o momento meu raio x não deu alteração. Qual exame posso fazer pra que meu diagnóstico fique mais preciso. Têm momentos que não consigo andar direito e fica irradiando para a minha lombar!!!! Muita dor! Por favor, me ajudem!

    Responder
    • macirurquadr
      22/02/2023 17:13

      Olá! O Dr. Murilo Almeida atende na Clínica do Esporte, nas unidades do Setor Sul e Parque Amazônia.
      Unidade Parque Amazônia: Av. Feira de Santana, N.º 983, Parque Amazônia, Goiânia-GO | (62) 3432-3030
      Unidade Setor Sul: Rua 87, N.º 74, Setor Sul, Goiânia-GO | (62) 3239-0101
      Para agendar seu horário, entre em contato pelos números de telefone informados acima

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: