Conheça as principais dúvidas sobre a osteoporose

A osteoporose é uma doença degenerativa, caracterizada pelo desgaste e perda de massa óssea. Essa perda acontece naturalmente e começa a aumentar após os 35 anos. Nas mulheres, a velocidade do desgaste aumenta após o período de menopausa, por volta de 65 anos, e nos homens, após o que é conhecido como andropausa, entre 40 e 55 anos.

Isso porque, nessa faixa de idade, há alterações hormonais que facilitam a perda da massa óssea e tornam os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. Além desses fatores, outros estão associados ao surgimento da osteoporose, como baixa ingestão de cálcio e sedentarismo.

Dessa forma, apesar de tratar-se de um problema muito comum, a osteoporose pode levantar algumas dúvidas que precisam ser respondidas. Continue a leitura e saiba quais são os principais questionamentos sobre essa doença.

Quais os sintomas da osteoporose?

De maneira geral, a osteoporose é uma doença assintomática, ou seja, não deixa sintomas no corpo da pessoa acometida. Muitas vezes o primeiro sintoma é a fratura, que pode acontecer por traumas de baixa energia.

Em quais partes do corpo posso desenvolver a doença?

Geralmente a osteoporose acomete regiões como punho, fêmur e a coluna vertebral.

A osteoporose tem cura?

Infelizmente, não. O tratamento para a doença permite que a pessoa afetada por ela possa retornar aos níveis de densidade óssea e reduza o risco de fraturas.

Posso fazer exercícios mesmo com a doença?

Pode e deve! Os exercícios são parte fundamental do tratamento da osteoporose, mas lembre-se: evite fazer atividades muito intensas ou carregar muito peso na região em que a doença está presente.

É possível evitar esse problema?

Sim. Para isso invista em uma alimentação balanceada com cálcio e vitamina D. Faça também atividade física e esteja no peso ideal. Caso você seja mulher no período pós-menopausa, é importante fazer o rastreio precoce por meio da densitometria óssea.

Qual a relação entre osteopenia e osteoporose?

A osteopenia é considerada o estágio anterior à osteoporose, ou seja, é ela quem indica a possibilidade do surgimento da doença. Por esse motivo, quando a osteopenia é detectada nos exames, é feita a prevenção imediata da osteoporose.

Tratamento para osteoporose em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: