Saiba mais sobre artrose do quadril e conheça os tipos da doença

A artrose é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste das articulações. A doença não tem cura, mas possui tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as articulações mais atingidas pela artrose são joelhos, dedos e quadris, sendo que 10 milhões de brasileiros possuem artrose do quadril, também chamada de osteoartrose ou coxartrose. É caracterizada pelo desgaste da articulação que provoca dor constantemente e restrição de realizar determinadas atividades.

No caso da artrose do quadril é mais comum o diagnóstico em pessoas com faixa etária a partir dos 60 anos, mas isso não significa que pessoas mais jovens não possam ter a doença. A artrose do quadril pode surgir em jovens, devido a traumatismos locais causados por prática de esportes, como corrida e levantamento de peso, por exemplo.

Existem dois tipos de artrose, a primária e a secundária.

Tipos de artrose do quadril

A artrose primária acontece, na maioria das vezes, em pacientes idosos, normalmente em mulheres, por causa do desgaste da cartilagem sem nenhuma causa específica.

Em geral, esse tipo de artrose do quadril está associado a histórico de pessoas da mesma família e antecedentes genéticos.

Quanto ao tipo conhecido como artrose secundária, acontece tanto em idosos como em jovens.

A artrose secundária é o resultado de uma doença no quadril. Ou seja, o paciente teve doenças prévias do quadril, como artrite séptica, displasia do desenvolvimento do quadril, impacto femoroacetabular, doenças inflamatórias, sequelas de fratura, operações prévias, dentre outras causas.

Fique atento aos primeiros sinais de artrose do quadril

O principal sintoma da doença é a dor localizada no quadril, na região da virilha. Com o passar do tempo essa dor pode se espalhar para toda área do quadril e atingir até mesmo a coluna

A dor aumenta com a carga, com a movimentação do quadril, com atividades de impacto como correr, saltar, pular, etc.

Outros sinais que podem ser observados como sintomas de artrose do quadril são:

• Dificuldade para permanecer em pé muito tempo ou para caminhar;
  • Rigidez articular, com incapacidade para cruzar as pernas ou calçar meia;
  • Estalidos e sensação de crepitação na articulação;
  • Dificuldade para sentar ou levantar.

Com o passar do tempo, a doença pode se agravar e o desconforto pode permanecer mesmo com o quadril em repouso.

Se for diagnosticada na fase inicial, a artrose do quadril pode ser tratada por meio de medicamentos que ajudam a aliviar a dor, como analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações.

A cirurgia pode ser recomendada quando os outros tratamentos não são suficientes para controlar a dor. O procedimento cirúrgico consiste em retirar a cartilagem danificada parcialmente ou completamente, e em alguns casos, é necessária sua substituição por uma prótese de quadril.

Tratamento para  Artrose do quadril em Goiânia

A melhor forma para tratar a artrose do quadril é buscando orientação médica especializada.

O médico fará uma avaliação do paciente recomendando uma série de exames a fim de confirmar ou descartar o diagnóstico de artrose do quadril.

O Dr. Murilo Almeida é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril e possui conhecimento e experiência no tratamento de artrose do quadril e atende em Goiânia.