Conheça as dúvidas mais frequentes sobre prótese de quadril

A cirurgia de prótese de quadril ou artroplastia de quadril é considerada um grande avanço da Ortopedia. Trata-se de um implante artificial que substitui a articulação doente do quadril, visando aliviar a dor provocada por um desgaste ou outra doença da articulação do quadril.

Os pacientes que são submetidos à cirurgia de prótese de quadril apresentam resultados muito positivos após a reabilitação. Em geral, há uma melhora significativa dos níveis de dor; diminuição acentuada do uso de analgésicos; melhoria da qualidade e distância da marcha e principalmente, melhora da agilidade e das atividades diárias.

Dentre as principais doenças que são causas de indicação para a cirurgia de prótese de quadril, estão:

• Artrose de quadril;
  • Fratura de fêmur;
  • Osteonecrose da cabeça femoral;
  • Artrite reumatóide;
  • Displasia do quadril;
  • Sequela de pioartrite ou infecção articular;
  • Impacto femoroacetabular;
  • Sequelas de doenças infantis como Perthes, epifisiolistese ou displasia do quadril.

A cirurgia de prótese de quadril pode parecer um procedimento muito complicado para algumas pessoas e, por isso, é comum haver muitas dúvidas sobre o assunto.

A cirurgia de prótese de quadril pode ser feita em qualquer idade?

A cirurgia de prótese de quadril pode ser feita em qualquer idade, no entanto, existe um perfil de paciente para cada caso. Por exemplo, nos casos em que a artrose do quadril é uma indicação, os pacientes geralmente são idosos, acima dos 60 anos de idade, embora estejamos vendo uma mudança nesse padrão e, frequentemente, pacientes com menos de 50 anos de idade estão apresentando artrose de quadril.

A cirurgia deve ser realizada quando o paciente apresenta indicação e sintomas que limitam seus movimentos, jamais devemos esperar alcançar uma idade específica para a cirurgia, caso o paciente já tenha indicação.

Por conta da evolução dos materiais da prótese, a duração média da prótese de quadril aumentou muito após realização da cirurgia de artroplastia do quadril.

Desta forma, pacientes mais jovens podem se beneficiar da cirurgia, sem preocupação de que tenham que passar por outros procedimentos por falha de material. Nesses casos, as sequelas de doenças infantis e necrose femoral estão entre as indicações mais comuns.

Existe contraindicação para a cirurgia de prótese de quadril?

Há algumas condições em que o procedimento para colocação de prótese de quadril  é contraindicado de forma relativa ou absoluta. Dentre estas situações, estão:

• Infecção ativa;
  • Trombose venosa profunda ou embolia aguda em tratamento recente;
  • Cardiopatia grave;
  • Osteoporose grave;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo.

Em todas as situações o médico deve fazer uma avaliação do caso e verificar se alguns dos fatores podem ser tratados isoladamente para posteriormente realizar uma indicação de cirurgia de prótese de quadril.

Quem tem prótese de quadril pode praticar esportes?

Ao contrário do que a grande maioria dos pacientes pensa, o retorno ao esporte após a prótese de quadril é possível.

A atividade física de baixo impacto é recomendada para aqueles pacientes que não tiveram nenhuma intercorrência após o procedimento. Ou seja, se ele realizou a reabilitação de modo completo e seguindo todas as orientações médicas, a atividade física passa a ser viável para melhora do pós-operatório.

São recomendadas atividades que busquem o fortalecimento da musculatura, bem como alongamentos e exercícios que ajudam no equilíbrio físico do paciente.

Exercícios de alta intensidade podem ser realizados, desde que haja acompanhamento do ortopedista e que o paciente entenda que, quanto maior a intensidade dos exercícios, mais rapidamente ocorrerá o desgaste das estruturas articulares da prótese.

Cirurgia de prótese de quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida tem conhecimento e experiência para resolver a sua dor de quadril.  Ele é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril.

Dr. Murilo Almeida tem formação avançada em doenças do quadril e cirurgia do quadril e  atende em Goiânia.

(Dr. Murilo Almeida – Ortopedia e Traumatologia | CRM-GO 13617; RQE 9308)⠀