Tendinite e bursite no quadril: entenda as diferenças e a relação entre elas

A tendinite e a bursite no quadril são inflamações que acometem essa região e estão associadas à sobrecarga da musculatura, decorrente de movimentos repetitivos em esportes ou de má postura, em caso de pessoas que passam boa parte do dia sentadas.

A região lateral do quadril é composta pelo trocânter, uma estrutura óssea palpável que corresponde ao topo do fêmur, e pelos músculos glúteos médio e mínimo, que auxiliam o movimento e a abertura do quadril ao se transformarem em tendões. Por ligarem os músculos aos ossos, os tendões estão suscetíveis ao atrito e, consequentemente, à inflamação que leva o nome de tendinite.

A bursite, por outro lado, é uma inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que têm como finalidade absorver o impacto desse atrito e evitar um desgaste mais grave da estrutura óssea e dos tendões.

Estudos recentes revelam que grande parte dos diagnósticos de bursite está errada por não se tratar apenas dessa inflamação, mas por ser resultado também da tendinite.

Em decorrência da anatomia, a tendinite e a bursite são mais comuns em mulheres acima dos 50 anos. Por terem o quadril mais largo, a distância entre os dois trocânteres é maior do que no caso dos homens. Isso faz com que ocorra uma compressão no tendão e um atrito maior na região.

Sintomas e diagnóstico da tendinite e bursite no quadril

Também conhecidas como síndrome do grande trocânter, essas inflamações costumam apresentar dor na região lateral do quadril, inchaço, formigamento, queimação e limitação dos movimentos.

São diagnosticadas a partir de um histórico e exames clínicos do paciente, solicitados por um médico ortopedista.

Como tratar tendinite e bursite no quadril?

O tratamento tem como base a fisioterapia para alongar a musculatura e desinflamar as estruturas, medicamentos anti-inflamatórios e, se necessário, injeções de corticoide. Após essa etapa, que deve ser acompanhada pelo ortopedista, é preciso seguir fortalecendo a musculatura da região para evitar inflamações reincidentes.

Tratamento de tendinite e bursite no quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril. Atende em Goiânia, com experiência e conhecimento especializados para tratar a tendinite e a bursite no quadril.