Osteonecrose do quadril

Qual a relação entre a osteonecrose do quadril e a Covid-19?

Até o momento, ainda estão sendo estudados os impactos posteriores que a Covid-19 causa naqueles que já foram infectados pela doença. A chamada “síndrome pós-covid” já conta com alguns sintomas, entre eles: névoa mental e/ou esquecimentos frequentes, perda do paladar e olfato, dificuldade de concentração etc.

Um outro sintoma que está sendo pesquisado e pode entrar para essa lista é a osteonecrose do quadril, ‘morte’ óssea da cabeça femoral, que geralmente evolui para o colapso e destruição da articulação.

Um estudo publicado no Journal of Regenerative Biology and Medicine, por pesquisadores do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia, confirma o impacto da Covid-19 nos casos de osteonecrose com a realidade de pacientes brasileiros. 

Confira abaixo como se dá a relação entre essas duas doenças.

Causas da osteonecrose de quadril

Entre as causas mais comuns da osteonecrose do quadril estão o uso excessivo de álcool e corticoides, traumas, histórico de doenças sanguíneas, quimioterapia e problemas do metabolismo lipídico. 

Justamente por esse excesso de corticoides no tratamento de fases agudas da Covid-19, acredita-se que essa possa ser uma possível causa do aumento da incidência de osteonecrose em pacientes que já tiveram contato com o vírus.

Apesar dessa hipótese, ainda não se sabe exatamente o motivo por trás desses casos. Uma outra possibilidade é a própria infecção da Covid-19 provocar a “morte” óssea da cabeça femoral, uma vez que a doença pode causar uma síndrome pró-trombótica, provocando uma obstrução dos vasos da cabeça femoral e levando a necrose.

Como identificar a osteonecrose de quadril?

A osteonecrose de quadril apresenta dois sintomas principais. São eles:

  • Dor súbita ou progressiva na região da virilha, que pode ser irradiada para a parte interna da coxa e joelho;
  • Limitação da mobilidade do quadril acometido, gerando dificuldade para atividades rotineiras como calçar sapatos, amarrar cadarços e cortar as unhas dos pés.

Além disso, a progressão da doença pode acarretar uma artrose secundária.

Tratamento

O tratamento para a osteonecrose do quadril é dividido em duas etapas. 

A primeira, quando a doença ainda está no início, consiste em diminuir a carga do paciente — por meio da utilização de muletas — e uso de medicamentos para alívio da dor.

Quando a condição já progrediu e há deformidade da cabeça do fêmur, a recomendação é a prótese de quadril, ou seja, substituir a articulação acometida pela doença por uma articulação artificial. O procedimento pode ajudar a acabar com a dor do paciente e devolver sua mobilidade.

Ortopedia em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO).

Agende seu horário: (62) 3432-3030 | 3239-0101 | 99626-1213 (WhatsApp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: