Conheça os tipos de infiltrações no quadril e tire as principais dúvidas sobre o assunto

A infiltração é uma técnica médica realizada para o tratamento de diversos problemas musculares e ligamentares. Por conta disso, o procedimento também é realizado para aliviar sintomas de doenças no quadril ou tratar doenças nesta região. 

Feitas por meio da injeção de um determinado medicamento, as infiltrações podem, também, ajudar na recuperação das estruturas do local onde for aplicada. Dessa forma, por existirem diversos tipos de infiltrações no quadril, o paciente conta com uma série de vantagens ao optar por este tipo de tratamento.

Abaixo, conheça os tipos de infiltrações no quadril e quais são os seus objetivos:

Infiltração intra-articular: consiste na injeção de medicamentos no interior da articulação do quadril, com o objetivo de aliviar dor, inflamação e melhorar o movimento.

Infiltração de tecido mole: é a injeção de medicamentos em torno da articulação, para aliviar dor e inflamação nas áreas das estruturas moles.

Infiltração periarticular: consiste na injeção de medicamentos ao redor da articulação, para ajudar na redução da dor e da inflamação.

Infiltração intramuscular: envolve a injeção de medicamentos diretamente nos músculos do quadril, para aliviar dor e inflamação.

Infiltração diagnóstica: realizada para identificar a origem correta da dor, se é da coluna ou do quadril. 

Principais dúvidas sobre os tipos de infiltração do quadril

Apesar das infiltrações estarem cada vez mais inseridas nos consultórios médicos, é normal que alguns pacientes ainda tenham dúvidas sobre o procedimento. Abaixo, respondo algumas delas.

Quais medicamentos podem ser aplicados?

Os medicamentos aplicados irão variar de acordo com os tipos de infiltrações e com as necessidades de cada paciente. Mas, de modo geral, podem ser utilizados: anestésicos; corticoides; e ácido hialurônico.

Quais doenças podem ser tratadas?

Diversas, entre elas: bursite e tendinite do quadril; osteoartrose do quadril; artrite; entre outras.

Existem riscos para a infiltração?

Sim, mas são poucos e raros, pois trata-se de um procedimento minimamente invasivo. Apesar disso, o paciente pode sofrer com aumento da dor e inchaço na região onde foi feita a infiltração e alteração da cor da pele.

Infiltração no quadril em Goiânia

O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO), e realiza as infiltrações no quadril em seus consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: