Artrose do quadril

A artrose é uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste das articulações. Com o avançar da idade, ocorre uma degradação natural da articulação do quadril, o que promove o contato entre os ossos e provoca de dor intensa à incapacidade de movimentação. Um indivíduo com artrose do quadril sente dor constantemente e impossibilidade de realizar atividades diárias, como cortar as unhas dos pés ou lavá-los. A doença não tem cura, mas possui tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Que complicações a doença pode causar?

A doença pode levar inclusive a quadros depressivos, pois, o paciente com artrose de quadril movimenta-se cada vez menos e, por isso, deixa gradativamente de realizar suas atividades rotineiras. Como doença degenerativa, ela é mais comum em  idosos, mas também pode acometer pacientes jovens. Isso porque doenças como artrite reumatoide, necrose avascular da cabeça femoral e fraturas da cabeça do fêmur e do acetábulo podem desencadear a artrose de quadril.

Como é o tratamento da artrose de quadril?

Em fase inicial, o problema pode ser tratado por meio de medicamentos que ajudam a aliviar a dor, como analgésicos, anti-inflamatórios e infiltrações. Em casos de pacientes com predisposição para o desenvolvimento da doença — que possuam alterações na biomecânica do quadril, por exemplo — a indicação pode ser para a artroscopia de quadril. Contudo, a maioria das artroses evolui com o tempo, o que leva ao desgaste intenso e pode gerar a indicação da cirurgia de prótese do quadril, para a substituição da cabeça do fêmur e consequente alívio da dor.

O quadril é a maior articulação do corpo humano, começa na região da virilha e vai até próximo à lombar. É ele o responsável pelo movimento da pelve, das pernas e sustentação do nosso corpo. A dor no quadril característica começa na parte de fora, na lateral, e pode irradiar para a virilha e para o joelho, pela parte externa da coxa.

As causas de dor no quadril são variadas e precisam ser esclarecidas com auxílio médico especializado, para o tratamento correto do problema que está originando essa dor.