Fraturas da pelve ou bacia

A bacia ou pelve é o conjunto de ossos que liga o tronco aos membros inferiores e sustenta o corpo. As fraturas na pelve ou bacia podem partir de traumas leves em idosos ou acidentes de alta energia em jovens. Os resultados variam de simples avulsões ósseas até disjunções pélvicas. Há uma variedade de técnicas cirúrgicas para esses casos, a serem indicadas de maneira individualizada.

Fraturas a partir de traumas leves

Quedas da própria altura são as maiores causas de fraturas de pelve e bacia em idosos. Felizmente, na maioria dos casos, esse tipo de fratura é estável e não apresenta grandes desvios. Por isso, o tratamento pode ser realizado de maneira conservadora, com repouso para a consolidação da fratura.

Fraturas por acidentes de alta energia

Comum em pessoas mais jovens, por acidentes de trânsito, atropelamentos e quedas de grandes alturas, a fratura de pelve e bacia a partir de acidentes de alta energia costuma ser um marcador de gravidade. Há mais chances de instabilidade da fratura e lesões associadas, o que agrava o quadro geral.

Riscos da fratura de pelve e bacia

O maior problema associado à fratura de pelve e bacia é a imobilidade. Mesmo em fraturas estáveis, sem a necessidade de cirurgia, o paciente ainda precisa permanecer em repouso. Para os idosos, esse é um complicador, o tempo de recuperação pode ser maior e a imobilidade aumenta os riscos de doenças pulmonares, problemas circulatórios e dermatológicos, além de comprometer a autonomia e a independência.