Impacto femoroacetabular

O movimento do quadril é realizado a partir da articulação entre fêmur e acetábulo, os ossos da coxa e da bacia. Para que isso ocorra, os limites dos dois elementos devem promover um encaixe esférico. Dessa forma, quando há um contato anormal entre essas regiões, seja por ordem anatômica ou funcional, há o impacto femoroacetabular.

Quais os sintomas?

A condição pode gerar dor aguda ou gradual. Em geral, o sintoma se intensifica durante atividades físicas ou ao passar um longo período em determinadas posições. A piora da dor também ocorre com os movimentos de flexão, adução e rotação do quadril. 

Quais os tipos de impacto femoroacetabular?

CAM ou Came

O impacto femoroacetabular causado por alterações no formato entre o colo e a cabeça do fêmur é chamado de CAM ou Came. Como a cabeça do fêmur perde sua esfericidade, ocorre um impacto com a superfície acetabular durante os movimentos. Além de causar dor, a cartilagem da periferia do acetábulo também pode ser lesionada, o que também pode levar a uma artrose do quadril. É mais comum entre o sexo masculino.

Pincer

Este tipo de impacto femoroacetabular é causado por alterações no acetábulo, que vão desde o posicionamento até uma cobertura maior que a normal sobre a cabeça do fêmur. Isso pode aprisionar a cartilagem da periferia do acetábulo, causando escoriações, formação de cistos e degeneração. Mais comum entre as mulheres, o pincer também causa dor e pode desencadear a artrose no quadril. 

Misto

O impacto femoroacetabular misto é uma junção dos impactos Came e Pincer. Além disso, este é o tipo mais comum dos três, pois as alterações raramente ocorrem de forma isolada. Sendo assim, o paciente sente dor também nas costas, na região sacral e na lombar, devido à descompensação nas articulações próximas ao quadril, e pode ouvir estalidos durante determinados movimentos. 

Como saber se tenho o problema?

O diagnóstico do impacto femoroacetabular é feito por meio de exames físicos e de imagem. É importante procurar um ortopedista especializado em quadril, pois a dor no quadril precisa ser diferenciada, suas causas precisam ser esclarecidas, para o tratamento correto da origem dessa dor.