Artroplastia do quadril

A artroplastia é o procedimento cirúrgico de substituição de estruturas doentes do quadril por uma prótese articular. A cirurgia pode ser indicada por um especialista diante de doenças como artrose, artrite e osteonecrose em estágios avançados, condições com capacidade de impedir que a junta funcione bem e gerar dor, afetando a qualidade de vida do indivíduo.

O que esperar da artroplastia? 

A substituição das estruturas doentes pode levar ao fim da dor. Com a correção das deformidades, o paciente também volta a realizar os movimentos articulares e pode voltar a se locomover. Consequentemente, pode haver aumento da qualidade de vida e autonomia.

A importância da fisioterapia

A recuperação dos movimentos não é imediata, depende de exercícios para recuperação da memória, do tônus muscular e para o desenvolvimento do equilíbrio. O tratamento também ajuda a diminuir a dor e o inchaço pós-cirúrgicos. Por isso, é muito importante realizar sessões de fisioterapia após a artroplastia do quadril. As orientações incluem como andar, sentar, levantar, usar o andador, entre outras. 

Por que sentimos dor no quadril? 

Dor incômoda, que atrapalha o dia-a-dia, faz com que o paciente deixe de fazer suas atividades e precisa do uso de medicamento para alívio pode ser problema no quadril. A dor no quadril tem causas variadas, desde artrose até a inflamação da articulação, da musculatura, dos tendões e por fraturas. Normalmente, a dor do quadril é acompanhada por sintomas, como limitação de movimento e dificuldade para encostar a mão nos pés, em caso de artrose do quadril. Inflamações causam dor quando se exige da musculatura. 

Se você tem dor no quadril, se seu quadril está incomodando, se você não tem o rendimento que gostaria por causa de dor no quadril, procure um especialista. Faça exames, descubra qual o seu problema. Dor no quadril tem cura.