Osteotomia do fêmur e da bacia

A osteotomia é o procedimento cirúrgico de corte ósseo realizado para corrigir alguma deformidade. Dessa forma, os ossos são reorientados na posição desejada e fixados. A cirurgia tem o objetivo de reposicionar os elementos na forma mais próxima da anatomia natural e recuperar sua função. O fêmur e a bacia são estruturas passíveis desse procedimento.

As deformidades alteram a distribuição do peso sobre a articulação e podem levar ao desgaste precoce e, consequentemente, quadro de dor. O novo posicionamento dos ossos é garantido por meio de material de fixação em titânio ou aço para permitir a calcificação na configuração desejada.

Quais as contraindicações da osteotomia? 

A osteotomia é uma intervenção precoce utilizada para restabelecer as funções da articulação, por isso, é indicada para pacientes mais jovens, com poucos sintomas. 

Assim, o procedimento é contra-indicado em casos de:

  • Obesidade;
  • Osteoporose;
  • Doença bilateral; 
  • Rigidez articular;
  • Osteotomia prévia sem sucesso. 

A vantagem da osteotomia é permitir a prática de atividades físicas de impacto, não aconselhadas no caso das próteses. Contudo, o procedimento não impede a possível necessidade de uma artroplastia do quadril no futuro.