Tratamento de fraturas

As fraturas do quadril ocorridas a partir de traumas devem ser avaliadas por um ortopedista e traumatologista, especialista em cirurgia do quadril. 

Essa conduta é importante porque indivíduos que continuam a andar sem passar por um especialista podem completar ou desviar a fratura, o que aumenta a gravidade da lesão e requer tratamentos mais complexos e de maior risco. A recuperação da qualidade de vida de um paciente com fratura no quadril depende de um diagnóstico e tratamento precoce.

Por que um especialista em quadril?

Em sua formação um especialista em quadril acumula:

  • Formação em medicina (6 anos);
  • Residência em ortopedia e traumatologia (3 anos); 
  • Especialização em cirurgia de quadril (1 ano).

Além disso, a Sociedade Brasileira de Quadril possui critérios rígidos para a admissão de novos membros, o que garante que os especialistas em cirurgia do quadril tenham excelência em sua área de atuação. 

Como é feito o diagnóstico? 

Para o diagnóstico da fratura de quadril são necessários exames de imagem, o principal deles é a radiografia. Entretanto, algumas vezes, não é possível identificar a fratura por meio desse exame e a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética podem ser indicadas para a confirmação. 

Tratamento de fraturas conservador x cirúrgico 

O tratamento conservador é aquele em que o médico faz a redução da fratura — reposicionamento do osso — e imobiliza a região lesionada.⠀No tratamento cirúrgico, como o próprio nome diz, o especialista realiza uma intervenção cirúrgica para tratar a fratura.⠀

marcar consulta doctoralia