criativismostartup
19 de junho de 2024
Venha fazer uma consulta com o Dr Murilo Almeida, veja qual unidade está mais perto de você!
Até o momento, ainda estão sendo estudados os impactos posteriores que a Covid-19 causa naqueles que já foram infectados pela doença. A chamada “síndrome pós-covid” já conta com alguns sintomas, entre eles: névoa mental e/ou esquecimentos frequentes, perda do paladar e olfato, dificuldade de concentração etc.
Um outro sintoma que está sendo pesquisado e pode entrar para essa lista é a osteonecrose do quadril, ‘morte’ óssea da cabeça femoral, que geralmente evolui para o colapso e destruição da articulação.
Um estudo publicado no Journal of Regenerative Biology and Medicine, por pesquisadores do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (HUPES) da Universidade Federal da Bahia, confirma o impacto da Covid-19 nos casos de osteonecrose com a realidade de pacientes brasileiros.
Confira abaixo como se dá a relação entre essas duas doenças.
Entre as causas mais comuns da osteonecrose do quadril estão o uso excessivo de álcool e corticoides, traumas, histórico de doenças sanguíneas, quimioterapia e problemas do metabolismo lipídico.
Justamente por esse excesso de corticoides no tratamento de fases agudas da Covid-19, acredita-se que essa possa ser uma possível causa do aumento da incidência de osteonecrose em pacientes que já tiveram contato com o vírus.
Apesar dessa hipótese, ainda não se sabe exatamente o motivo por trás desses casos. Uma outra possibilidade é a própria infecção da Covid-19 provocar a “morte” óssea da cabeça femoral, uma vez que a doença pode causar uma síndrome pró-trombótica, provocando uma obstrução dos vasos da cabeça femoral e levando a necrose.
A osteonecrose de quadril apresenta dois sintomas principais. São eles:
Além disso, a progressão da doença pode acarretar uma artrose secundária.
O tratamento para a osteonecrose do quadril é dividido em duas etapas.
A primeira, quando a doença ainda está no início, consiste em diminuir a carga do paciente — por meio da utilização de muletas — e uso de medicamentos para alívio da dor.
Quando a condição já progrediu e há deformidade da cabeça do fêmur, a recomendação é a prótese de quadril, ou seja, substituir a articulação acometida pela doença por uma articulação artificial. O procedimento pode ajudar a acabar com a dor do paciente e devolver sua mobilidade.
O Dr. Murilo Almeida é formado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) e fez residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Regional de Sobradinho (DF). Além disso, fez especialização em Artroplastias e Afecções do Quadril e Joelho no Hospital Ortopédico de Goiânia. Ainda mais, é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril, atuando nas áreas em Goiânia (GO), e realiza as infiltrações no quadril em seus consultórios.
De forma simples e extremamente prática, você já pode falar com um de nosso consultores e escolher o dia e o horário para se consultar com o Dr. Murilo Almeida.
Em nosso canal falamos sobre um verdadeiro mix de assuntos. Temas como a origem de dores articulares na região do quadril, inflamações, além de pautas e situações cotidianas que podem (e influenciam) sua qualidade de vida e em sua mobilidade.
Ninguém merece ficar com dor! Você sabia que existem anti-inflamatórios específicos para tratamento da artrose do quadril Alguns deles podem ter maior eficácia no seu caso! Assista o vídeo e se quiser saber mais agende sua consulta!
A via anterior minimamente invasiva ou via anterior EFICIENTE, é uma técnica cirúrgica…
Necrose já assusta de cara né?! Sim, e realmente é de se preocupar...
Quer saber qual o grau da sua artrose? Assista meu novo vídeo no nosso Canal no YouTube Completo!
Como é feita a medida exata para encaixar uma próteseno quadril?
Talvez você possa estar ansioso por ser sua primeira cirurgia ou ainda por ser tratar justamente do quadril – uma região importantíssima para sua mobilidade.
Pensando justamente em te oferecer informações práticas e extremamente úteis é que elaboramos este e-book que vai te orientar em detalhes sobre todas as etapas anteriores ao procedimento e te dar todo o respaldo para se sentir confortável – do pré ao pós-cirúrgico.
Nasci em 1984, na cidade de Goiatuba (GO), em uma família de quatro irmãos, logo cedo nos mudamos para Pires do Rio, onde vivi toda a minha infância e completei o ensino fundamental.
Aos 13 anos, me mudei para Goiânia para concluir o ensino médio e me preparar para as provas de vestibular. Em 2002, fui aprovado no vestibular para Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e novamente mudei de cidade, dessa vez para a capital federal.
Morei por 10 anos, entre faculdade e residência médica em Ortopedia e Traumatologia, nessa cidade incrível onde fiz muitos amigos. Já ortopedista, iniciei minha formação de Cirurgia do Quadril em Goiânia, cidade que se tornou minha moradia e onde até hoje vivo com minha esposa e filhas.
Ortopedista Especialista em Cirurgia do Quadril
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão.
Médico Ortopedista e Traumatologista, Membro da Sociedade Brasileira do Quadril e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.
Desenvolvido por Criativismo Start Up.
Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados ao Dr. Murilo Almeida.