Quando o paciente recebe a indicação de realizar a cirurgia de prótese de quadril, surgem diversas dúvidas e incertezas. O procedimento certamente é benéfico e pode contribuir para o fim da dor, o restabelecimento da mobilidade do quadril e a consequente melhora da qualidade de vida.
Certamente este procedimento não está isento de riscos. Toda cirurgia precisa ser muito bem avaliada por médico e paciente. Por isso, uma conversa franca entre os dois é o primeiro passo para uma decisão consciente. Somente após ter todas as suas dúvidas esclarecidas, o paciente pode escolher realizar o procedimento ou não. Afinal, indicação não é obrigação.
Tomada a decisão pela cirurgia, contudo, o médico ortopedista irá pedir uma série de exames pré-operatórios, chamados de risco cirúrgico, entre eles testes cardiológicos, de sangue e radiografias. É por meio deles que o especialista irá planejar o procedimento e pedir a autorização ao plano de saúde, se for o caso.
Alguns exercícios simples podem ajudar a tornar a recuperação da artroplastia de quadril mais rápida e fácil, além de menos dolorosa, pois fortalecem a musculatura da perna acometida.
Assista no vídeo uma história de Superação!
Aproximadamente uma semana antes do procedimento, ele será agendado. Por meio de aplicativo, o cirurgião fará a programação digital da prótese. Com a ferramenta, o médico ortopedista calcula o tamanho da prótese de acordo com o biotipo, personalizando-a para as necessidades do paciente.
Entre as orientações pré-cirúrgicas também estão o uso de sabonete bactericida específico, a compra ou o aluguel de muletas ou andador e de meias de compressão. O médico entregará o Termo de Consentimento Informado, o documento que explica os riscos e possíveis complicações da cirurgia e confirma que o paciente está ciente deles.
Se a cirurgia for realizada no período da manhã, o paciente será orientado a fazer o jejum correto como preparo para a cirurgia. Se o procedimento for acontecer no período da tarde, o médico prescreverá um cardápio adaptado.
Ao dar entrada no hospital para a cirurgia de prótese do quadril, o paciente será recebido e orientado pelo ortopedista, anestesista e restante da equipe médica. Dentro do centro cirúrgico, o paciente é conectado ao monitor cardíaco e de oxigenação, anestesiado e posicionado para o procedimento.
É completamente normal o paciente sentir-se ansioso. Por isso, se ainda restarem quaisquer dúvidas ou incertezas, ele pode e deve questionar a equipe.
Ao fim do procedimento, o anestesista fará uma avaliação do estado geral do paciente e, se não houver intercorrências, ele é enviado para o quarto, usando as meias de compressão. Dependendo do risco cirúrgico ou das orientações do médico que acompanha o paciente portador de comorbidades, ele pode ser encaminhado para a unidade de terapia intensiva para a recuperação.
Quer saber mais sobre esse procedimento? Entre em contato e tire suas dúvidas!
Acesse o aplicativo DOCTORALIA e faça o seu pré-agendamento agora mesmo!
Nas primeiras horas de recuperação, o paciente pode usar sonda para captação de urina e dreno para ajudar a diminuir o inchaço pelo acúmulo de líquido no local da cirurgia.
Desde as primeiras horas, também serão realizados exercícios de fisioterapia para ajudar a diminuir os riscos de trombose e embolia e fortalecer a musculatura para a reabilitação. Além disso, pode ser usado um dispositivo, uma espécie de bomba, que faz uma leve compressão nas pernas, para estimular as panturrilhas e, consequentemente, o retorno correto do sangue.
No primeiro pós-operatório, ou seja, no primeiro dia após a cirurgia, o paciente é submetido a exames de sangue e radiografias. O dreno e a sonda são retirados e o curativo pode ser trocado, dependendo da necessidade. Já no segundo pós-operatório, geralmente, o paciente recebe alta. Mas, caso ele ainda esteja sentindo dores, náuseas, ou sem confiança, o quadro e a alta são reavaliados.
Também no segundo dia são repassadas informações sobre o pós-operatório em casa, o que pode ou não ser feito, os exercícios de fisioterapia e as expectativas para a recuperação. Da mesma maneira, a data do retorno é agendada, para dali a uma semana. Para pacientes que não moram na mesma cidade do cirurgião, recomenda-se permanecer, para facilitar o socorro a possíveis intercorrências ou complicações.
Alguns pacientes recuperam-se com velocidade além do esperado — não utilizam sonda nem dreno e não apresentam dor ou sangramento. Nestes casos, é possível alta no primeiro pós-operatório.
No retorno, já no consultório, o médico faz a avaliação da ferida pós-operatória e da possibilidade de sangramento, vermelhidão, sinais inflamatórios e infecciosos. Com duas semanas, na maioria das vezes, já há a cicatrização da ferida e os pontos poderão ser retirados, isto possibilita ao paciente uma maior liberdade, já que o risco de infecção diminui. Neste meio tempo, é imprescindível que o paciente realize exercícios de fortalecimento e acompanhamento com fisioterapeuta.
Após uma cirurgia como a artroplastia de quadril, a orientação é que o paciente faça acompanhamento fisioterápico para fortalecimento. Atualmente, existem clínicas especializadas, que trabalham somente com pós-operatório. Assim, elas trabalham com protocolos específicos para a recuperação, como ganho de força e movimento, fortalecimento, alívio de dor e recuperação global. Portanto, é muito importante que paciente e cirurgião discutam também sobre o profissional que vai acompanhar e orientar a recuperação.
Com um mês de pós-operatório, o retorno será para avaliar a fixação e posicionamento da prótese. Assim, o paciente fará algumas radiografias. Além disso, serão avaliados qualidade de vida, movimentação e dor para verificar a possibilidade de retorno às atividades. Pacientes que trabalham em escritório ou com atividades que não exigem grande movimentação, geralmente, já podem retomar as atividades. Da mesma maneira, é neste período que o paciente será liberado para voltar a dirigir, pois já possui força e reflexo, e já há melhora importante na dor.
No segundo mês de recuperação, para os casos de prótese não cimentada, uma nova radiografia será realizada para observar a osteointegração — que é quando o osso cresce ao redor da prótese, “abraçando-a”. Também nesta consulta é avaliada a recuperação de força e movimentos, bem como programada a fase final da fisioterapia. É neste período que a grande maioria dos pacientes é liberada para voltar a realizar suas atividades cotidianas de baixo impacto.
Após quatro a seis meses da cirurgia, espera-se que o paciente tenha retomado completamente todas as suas atividades, para uma vida normal, respeitando sempre as limitações impostas pela prótese.
Mas, lembre-se, cada paciente é único, cada caso é específico. Desta forma, o tempo de recuperação é estimado e pode variar de um paciente para outro, o que é totalmente normal.
Realizar os exercícios de fisioterapia com constância e da maneira correta ajuda a acelerar o processo de recuperação. Alguns movimentos ficam limitados logo após a cirurgia, outros deverão ser evitados ou executados observando-se alguns cuidados.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec vel dignissim lectus. Pellentesque et scelerisque nunc. Sed vel ipsum auctor, iaculis arcu quis, posuere duiuis condimentum.
De forma simples e extremamente prática, você já pode escolher o dia e o horário para se consultar com o Dr. Murilo Almeida.
Caso tenha dúvidas em relação à prótese de quadril ou aos exercícios acima citados, agende uma consulta e se informe melhor! Quando há informação, os riscos reduzem consideravelmente.
A prótese bilateral não impede que você durma de lado. Tomando os cuidados necessários para evitar complicações como a luxação, você poderá dormir na posição que mais lhe agradar.
Depende muito da sua força muscular, do andamento da cirurgia e do tipo de implante que foi colocado. Normalmente próteses sem cimento necessitam de 6-8 semanas para ter uma boa osteointegração. Durante este período recomenda-se que se use muletas ou andador para auxiliar na deambulação.
Você pode andar de carro sem problemas. Não poderá ser o motorista, pois se precisar frear ou mobilizar a perna com rapidez poderá sentir dor e involuntariamente causar um acidente.
Normalmente uma prótese sai do lugar por dois motivos: ou foi mal posicionada durante a cirurgia ou houve uma movimentação fora do habitual, forçando a articulação do quadril. Após a recolocação da prótese deverá ser feito uma avaliação para determinar se há instabilidade articular. Se não houver, as orientações serão as mesmas da cirurgia inicial, se houver a instabilidade deverá ser aventada a possibilidade de revisão da cirurgia.
Conheça os relatos de alguns dos nossos pacientes e entenda o motivo do Dr. Murilo ser referência quando o assunto é quadril.
27 de fevereiro de 2024
O caso do meu filho era joelho.. apesar da especialidade do Dr Murilo ser quadril,eu confio muito nele.. pois tbem já fui paciente dele e sempre foi muito atencioso e acertivo comigo. Sem contar a sua pontalidade. Recomendo ele para todos, um execelente profissional.
15 de janeiro de 2024
Excelente profissional, Dr Murilo me apresentou um tratamento simples, direto e que surtiu efeitos. Super recomendo.
27 de novembro de 2023
Muito atencioso, e detalhou bem sobre o meu caso. Foi indicação e indico para quem está atrás de um médico top na parte de quadril.
21 de novembro de 2023
Em nosso canal falamos sobre um verdadeiro mix de assuntos. Temas como a origem de dores articulares na região do quadril, inflamações, além de pautas e situações cotidianas que podem (e influenciam) sua qualidade de vida e em sua mobilidade.
Ninguém merece ficar com dor! Você sabia que existem anti-inflamatórios específicos para tratamento da artrose do quadril Alguns deles podem ter maior eficácia no seu caso! Assista o vídeo e se quiser saber mais agende sua consulta!
A via anterior minimamente invasiva ou via anterior EFICIENTE, é uma técnica cirúrgica…
Necrose já assusta de cara né?! Sim, e realmente é de se preocupar...
Quer saber qual o grau da sua artrose? Assista meu novo vídeo no nosso Canal no YouTube Completo!
Como é feita a medida exata para encaixar uma próteseno quadril?
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão.
Médico Ortopedista e Traumatologista, Membro da Sociedade Brasileira do Quadril e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.
Desenvolvido por Criativismo Start Up.
Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados ao Dr. Murilo Almeida.
Gostei muito do atendimento e a forma de explicar o meus problemas! Tudo que ele falou bateu nos exames. Estou me recuperando bem. Excelente profissional.