A cirurgia de prótese de quadril é considerada hoje a cirurgia com melhor resultado dentre todas da ortopedia, podendo chegar a 99% de bons resultados de acordo com estudo publicado na revista americana Nature. Esse mesmo estudo nomeia a cirurgia de prótese de quadril como a cirurgia do século.
Grandes mudanças aconteceram desde que a cirurgia de prótese de quadril foi criada na década de 60 e as principais revoluções foram, sem dúvida, a criação dos componentes de cerâmica de última geração e a melhoria das técnicas do acesso cirúrgico.
Para que se entenda o que queremos dizer com acesso cirúrgico, imagine que em uma cidade podemos tomar vários caminhos diferentes para poder chegar em um mesmo endereço. Às vezes o caminho é mais longo, às vezes pode ter mais trânsito, mas o destino é o mesmo. Em cirurgia de quadril também temos essa mesma possibilidade, podemos fazer a cirurgia por via posterior, quando acessamos por trás do fêmur e por via anterior, quando acessamos pela frente do fêmur.
Certamente este procedimento não está isento de riscos. Toda cirurgia precisa ser muito bem avaliada por médico e paciente. Por isso, uma conversa franca entre os dois é o primeiro passo para uma decisão consciente. Somente após ter todas as suas dúvidas esclarecidas, o paciente pode escolher realizar o procedimento ou não. Afinal, indicação não é obrigação.
Tomada a decisão pela cirurgia, contudo, o médico ortopedista irá pedir uma série de exames pré-operatórios, chamados de risco cirúrgico, entre eles testes cardiológicos, de sangue e radiografias. É por meio deles que o especialista irá planejar o procedimento e pedir a autorização ao plano de saúde, se for o caso.
A maior diferença entre as duas técnicas é que, quando realizamos a cirurgia pela via anterior, não precisamos cortar nenhum músculo e nenhum tendão para se acessar o quadril. Após abrir a pele, temos somente que afastar os músculos e já estamos na articulação para realizarmos a cirurgia. Por isso essa via de acesso é denominada minimamente invasiva, ou seja, gera o mínimo de lesão para o paciente.
Essa evolução na técnica cirúrgica fez com que a recuperação do paciente que é submetido a artroplastia de quadril seja acelerada, conseguindo reduzir o tempo de recuperação da cirurgia e retorno mais breve às atividades do dia a dia, além de maior amplitude de movimento no pós-operatório, uma vez que sem a lesão de estruturas musculares ou ligamentares, temos maior capacidade de manter a estabilização articular.
Assista ao vídeo abaixo para conhecer mais sobre a Via Anterior Eficiente!
Pensando sempre na possibilidade de trazer o que há de mais moderno e avançado para o tratamento dos meus pacientes, iniciei minha jornada de aperfeiçoamento em cirurgia por via anterior no ano de 2017, tendo feito grande parte dos casos cirúrgicos por essa via. Utilizava a técnica ABMS que é amplamente divulgada e difundida nos EUA e em alguns centros de tratamento da Europa. Nessa época eu me sentia confortável com a via, porém, o tempo cirúrgico e o posicionamento do paciente no ato cirúrgico me faziam pensar que talvez não fosse a melhor opção nesse momento.
Sempre tive vontade de me manter atualizado em relação à artroplastia de quadril por via anterior, por isso, mantive a minha pesquisa pelo assunto sempre ativa.
No ano de 2022 após ler um trabalho científico sobre a Via Anterior Eficiente, conheci o trabalho do Dr. Kristoff Corten, cirurgião belga que desenvolveu a técnica cirúrgica de cirurgia por via anterior minimamente invasiva. Imediatamente me interessei pelo assunto, sabia que o futuro estaria ali.
Mantive meu foco em aprender esta via através de vídeos e de programas de treinamentos onde sempre escutava de quem era mais experiente que essa via trazia muita segurança e, principalmente, melhor recuperação.
No ano de 2023, recebi o convite para acompanhar o Dr. KristoffCorten em seu hospital na Bélgica. Foram dias de imersão em cirurgia de quadril pela Via Anterior Eficiente onde pude tirar minhas dúvidas e, principalmente, ver como a maior referência nesse tipo de cirurgia no mundo trabalhava.
Desde então aumentei a quantidade de cirurgias por via anterior e hoje utilizo em praticamente todos os pacientes, obtendo excelentes resultados junto aos pacientes operados.
Entre as orientações pré-cirúrgicas também estão o uso de sabonete bactericida específico, a compra ou o aluguel de muletas ou andador e de meias de compressão. O médico entregará o Termo de Consentimento Informado, o documento que explica os riscos e possíveis complicações da cirurgia e confirma que o paciente está ciente deles.
Se a cirurgia for realizada no período da manhã, o paciente será orientado a fazer o jejum correto como preparo para a cirurgia. Se o procedimento for acontecer no período da tarde, o médico prescreverá um cardápio adaptado.
– Preservação da anatomia – Permite evitar cortes em músculos e tendões que são extremamente importantes para a correta locomoção e proteção da mobilidade do quadril.
– Possibilidade de recuperação mais rápida – Como não temos a necessidade de se cicatrizar tendões ou músculos, normalmente os pacientes conseguem retornar às atividades de maneira muito mais eficiente e mais precoce.
– Maior estabilidade – Por mantermos a anatomia musculoligamentar preservada, temos muito mais estabilidade, pois a estabilização por partes moles estará intacta.
– Menor chance de ficar mancando – A claudicação (mancado) é uma das maiores queixas de pacientes que são submetidos à artroplastia de quadril onde as partes moles são violadas. Dessa maneira, a manutenção da integridade dos músculos do quadril faz com que a chance de mancar seja bem menor.
– Menor necessidade de medicamentos – Grande parte dos medicamentos utilizados no pós-operatório são analgésicos. Se você tem menos dor no pós-operatório, terá que tomar menos medicamentos.
– Alta mais rápida – Pacientes submetidos à artroplastia de quadril por via anterior eficiente normalmente tem alta em algumas horas, muitas vezes em menos de 1 dia de internação, tornando a internação e o desconforto de se permanecer no hospital menos desgastante.
– Cicatriz com melhor aspecto – A cicatriz da cirurgia por via anterior é menor e se localiza na região da virilha, sendo muito mais cosmética e, muitas vezes passando de maneira imperceptível para quem observa.
– Possibilidade de operar os dois lados ao mesmo tempo – Pelo posicionamento específico do paciente durante o procedimento de artroplastia por via anterior, há a possibilidade de se operar os dois lados ao mesmo tempo cirúrgico, acelerando o processo de recuperação e evitando uma nova internação quando se há a indicação de operar os dois lados.
– Menor sangramento – Como realizamos a cirurgia sem o corte de músculos ou ligamentos, o sangramento é muito pequeno durante a realização do procedimento, tornando-o bastante seguro.
– Membros com tamanhos iguais – Pelo fato da cirurgia ser realizada com o paciente deitado com a barriga para cima, podemos analisar os dois membros ao mesmo tempo e podemos ter a possibilidade de equalizar os membros com muito mais eficiência.
Quer saber mais sobre a Via Anterior Eficiente? Entre em contato e tire suas dúvidas!
Quando buscamos por desvantagens da via anterior nos trabalhos científicos encontramos basicamente duas:
A primeira seria a presença de uma leve alteração de sensibilidade em uma região pequena da parte da frente da coxa que, na maioria das vezes, nem é percebida. Essa alteração acontece pela compressão de um pequeno nervo sensitivo que inerva a pele nessa região e que em poucas semanas desaparece.
A segunda seria o que chamamos de maior curva de aprendizado. Nós, médicos ortopedistas, normalmente não aprendemos essa técnica durante nossa formação, sendo necessário buscarmos o conhecimento por conta própria. Esse conhecimento custa tempo, dinheiro e, principalmente, necessita coragem para embarcar em um oceano turbulento para desbravar novas técnicas.
Para que se faça uma cirurgia por Via Anterior Eficiente com maestria é necessário um número de casos que pode passar de 100! Muitos colegas não estão dispostos a enfrentar essas dificuldades para conseguir chegar na excelência necessária, por isso que grande parte prefere manter-se nas técnicas já consagradas (lembrando que essas técnicas possuem também ótimo resultado!)
A dificuldade técnica e a presença de bons resultados utilizando as vias tradicionais pode ser o motivo de muitos colegas não optarem pela cirurgia por via anterior. Porém o que observamos é que grande parte dos médicos do mundo está migrando para a via anterior e, hoje, mais da metade de todas as cirurgias de prótese de quadril nos Estados Unidos são feitas por essa técnica.
O que vemos é que em breve essa técnica será amplamente difundida por aqui e que nós que fomos os desbravadores poderemos mostrar os avanços e melhorias para quem gosta de aprimorar o conhecimento.
A prótese por Via Anterior Eficiente possui vantagens amplamente divulgadas, porém não podemos dizer que ela é melhor que a via anterior por um único motivo: depende de quem a faz.
Uma prótese de quadril por via posterior realizada por um médico com boa formação e grande experiência tem grande chance de ser mais bem realizada do que uma prótese de quadril por via anterior realizada por um médico sem experiência.
Por isso na hora da escolha do médico que irá realizar o seu procedimento é imprescindível que você entenda que a experiência do cirurgião será peça chave no resultado do seu procedimento, mais até do que a via que será escolhida!
Escolha bem seu cirurgião, decida a melhor opção para você e, caso precise da minha ajuda, entre em contato que nós vamos juntos acabar com a sua dor.
Quer saber mais sobre a Via Anterior Eficiente? Entre em contato e tire suas dúvidas!
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium totam rem aperiam eaque ipsa quae illoi aunventore veritatis quasi architecto beatae.
De forma simples e extremamente prática, você já pode falar com um de nosso consultores e escolher o dia e o horário para se consultar com o Dr. Murilo Almeida.
Caso tenha dúvidas em relação à prótese de quadril ou aos exercícios acima citados, agende uma consulta e se informe melhor! Quando há informação, os riscos reduzem consideravelmente.
A prótese bilateral não impede que você durma de lado. Tomando os cuidados necessários para evitar complicações como a luxação, você poderá dormir na posição que mais lhe agradar.
Depende muito da sua força muscular, do andamento da cirurgia e do tipo de implante que foi colocado. Normalmente próteses sem cimento necessitam de 6-8 semanas para ter uma boa osteointegração. Durante este período recomenda-se que se use muletas ou andador para auxiliar na deambulação.
Você pode andar de carro sem problemas. Não poderá ser o motorista, pois se precisar frear ou mobilizar a perna com rapidez poderá sentir dor e involuntariamente causar um acidente.
Normalmente uma prótese sai do lugar por dois motivos: ou foi mal posicionada durante a cirurgia ou houve uma movimentação fora do habitual, forçando a articulação do quadril. Após a recolocação da prótese deverá ser feito uma avaliação para determinar se há instabilidade articular. Se não houver, as orientações serão as mesmas da cirurgia inicial, se houver a instabilidade deverá ser aventada a possibilidade de revisão da cirurgia.
Conheça os relatos de alguns dos nossos pacientes e entenda o motivo do Dr. Murilo ser referência quando o assunto é quadril.
27 de fevereiro de 2024
O caso do meu filho era joelho.. apesar da especialidade do Dr Murilo ser quadril,eu confio muito nele.. pois tbem já fui paciente dele e sempre foi muito atencioso e acertivo comigo. Sem contar a sua pontalidade. Recomendo ele para todos, um execelente profissional.
15 de janeiro de 2024
Excelente profissional, Dr Murilo me apresentou um tratamento simples, direto e que surtiu efeitos. Super recomendo.
27 de novembro de 2023
Muito atencioso, e detalhou bem sobre o meu caso. Foi indicação e indico para quem está atrás de um médico top na parte de quadril.
21 de novembro de 2023
Em nosso canal falamos sobre um verdadeiro mix de assuntos. Temas como a origem de dores articulares na região do quadril, inflamações, além de pautas e situações cotidianas que podem (e influenciam) sua qualidade de vida e em sua mobilidade.
Ninguém merece ficar com dor! Você sabia que existem anti-inflamatórios específicos para tratamento da artrose do quadril Alguns deles podem ter maior eficácia no seu caso! Assista o vídeo e se quiser saber mais agende sua consulta!
A via anterior minimamente invasiva ou via anterior EFICIENTE, é uma técnica cirúrgica…
Necrose já assusta de cara né?! Sim, e realmente é de se preocupar...
Quer saber qual o grau da sua artrose? Assista meu novo vídeo no nosso Canal no YouTube Completo!
Como é feita a medida exata para encaixar uma próteseno quadril?
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em primeira mão.
Médico Ortopedista e Traumatologista, Membro da Sociedade Brasileira do Quadril e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.
As informações contidas neste website têm caráter meramente informativo e educacional e não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte seu médico, porque somente ele está habilitado a realizar a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica.
Desenvolvido por Criativismo Start Up.
Copyright © 2024. Todos os Direitos Reservados ao Dr. Murilo Almeida.
Gostei muito do atendimento e a forma de explicar o meus problemas! Tudo que ele falou bateu nos exames. Estou me recuperando bem. Excelente profissional.